quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Eleições 2010. Política ou Politicagem?


      No próximo domingo, dia 3 de outubro, o BRASIL vai às urnas. À quatro dias das eleições, que escolheremos nossos deputados, senadores, governadores e presidente, o que fica são algumas frustrações, além de muita poluição, claro.

     Mais uma vez os candidatos estão mais interessados em apontar falhas nos outros do que em falar sobre seus projetos. Sem contar aqueles que fazem do exercício eleitoral um circo e se apresentam como completos palhaços no horário político. Como resistir não votar em branco? Numa campanha digna, não importaria tanto o que os candidatos dizem que vão fazer, mas sim o que já fizeram. Isso sim faria a diferença. Não se votaria por ilusão, e sim por estar convencido e seguro da escolha no grande dia. Mas infelizmente não é assim. Continuam prometendo mundos e fundos. É por essas e outras que muitos eleitores acham o voto uma total perda de tempo. Ir à sua sessão eleitoral então, um cansativo dever. Aliás, se o voto não fosse obrigatório a participação cairia pela metade, segundo uma pesquisa do Instituto Datafolha. Somente 55% dos entrevistados entre 18 e 70 anos seguiriam votando, enquanto 44% optariam por não participar do processo eleitoral. É uma pena. Nosso país tem a seu dispor uma tecnologia vanguardista, permitindo que os votos sejam apurados em tempo recorde e, ao final do dia, temos com segurança os eleitos. O mesmo não acontece nos países desenvolvidos. Nos ESTADOS UNIDOS, por exemplo, a população teve que aguardar quase duas semanas, nas últimas eleições, para conhecer aqueles que foram referendados pela vontade popular. 
     É uma lástima que proporcional à agilidade da apuração dos votos seja a rapidez com que os eleitos traem os que neles confiaram. Agora é esperar para ver. 


P.S.: Comentário escrito para a cadeira de Radiojornalismo III.
P.S.²: Em uma altura do texto pergunto como resistir não votar em branco?", mas de maneira nenhuma é um incentivo para se anular o voto. Longe de mim estimular um assassinato da cidadania como esse, lancei a pergunta mais como protesto mesmo, porque ela tem resposta. Como resistir não votar em branco? Usando a consciência e pensando que, apesar de tudo, nós podemos mudar o rumo das coisas.

0 Vips comentaram:

Postar um comentário