segunda-feira, 12 de abril de 2010

Somos delicadas, mas não o sexo frágil


Mulher tem é que pilotar fogão!

... e empresas!
... e os mais lindos carros!
... caminhões! (se ela quiser)
... aviões de caça! (por que não?)
... e tudo mais que ela quiser!

Quantas vezes ouvimos comentários machistas como o que abriu esse post?
Eu pelo menos já ouvi muitas vezes de diversas formas e de inúmeros homens.
E quanto maior for a determinação da mulher para ser bem sucedida e independente, maior é o número de vezes em que ela ouvirá essas inverdades. Reflexo da sociedade é a mídia que ela produz, por isso eu fiquei chocada com essas frases retiradas de revistas femininas das décadas de 50 e 60:

• Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto, sem questioná-lo. (Revista Claudia, 1962)
• A desordem em um banheiro desperta no marido a vontade de ir tomar banho fora de casa. (Jornal das Moças, 1965)
• Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957)
• Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957)
• O noivado longo é um perigo, mas nunca sugira o matrimônio. ELE é quem decide - sempre! (Revista Querida, 1953)
• Sempre que o homem sair com os amigos e voltar tarde da noite espere-o linda, cheirosa e dócil. (Jornal das Moças, 1958)
• É fundamental manter sempre a aparência impecável diante do marido. (Jornal das Moças, 1957)
• Quando seu marido lhe procurar a noite, não reclame de dor de cabeça, trate-o com carinho e amor. (Jornal das Moças, 1960)
• A mulher deve fazer o marido descansar nas horas vagas, servindo-lhe uma cerveja bem gelada. Nada de incomodá-lo com serviços ou notícias domésticas. (Jornal das Moças, 1959)
• O lugar de mulher é no lar. (Revista Querida, 1955)


Só uma palavra: VERGONHA.
E não só pelo conteúdo dessas revistas, mas também pelo fato de que elas podem ter sido feitas por mulheres! Mulheres tão enganadas e equivocadas quanto os homens que as influenciaram com essas ideias vergonhosas.

Mulher só pode ser aquela que dá chilique toda hora. Que não sabe dirigir porque sai atropelando todo mundo. Ah, tenha santa paciência! Pelo que eu sei se você for olhar os índices de acidentes de trânsito por sexo irá ver que a realidade não é bem essa. Hoje todos sabemos que nós, mulheres, fazemos tudo que os homens fazem até de trás pra frente e de salto alto, no maior estilo.

Não vou ser aquela hipócrita e declamar aqui que não precisamos dos homens pra nada, porque mesmo com o invento dos vibradores, eu prefiro muito mais algo que viva, sinta e me dê diamantes em data especial pra me dar prazer. Mas definitivamente não sou aquela que cresceu sonhando em encontrar meu príncipe encantado porque sem ele minha vida não será completa. Pra falar a verdade, eu já sou inteira e autossuficiente e se estou com alguém é para somar, dividir tudo e não para estar nos bastidores, em casa cuidando do castelo. Atrás de um grande homem não precisa estar uma grande mulher. Ela pode e deve estar do lado e por que não na frente?

E quanto a esses comentários machistas que tanto "divertem" o macharedo, eu não posso chegar à outra conclusão que não seja esta: eles têm medo da gente. Da nossa independência. Da nossa determinação. E que em algum momento muito irreal (pra eles) nós acabemos não precisando deles. Medo de que ele não seja mais o galo dominante da casa e de nossas vidas. Pronto. É isso. Só pode ser isso.


3 comentários:

  1. Nossa, Karen, fiquei chocada com essas frases =O
    Tudo bem que era uma época há anos-luz de nós, mas tolerar a infidelidade do bofe e ainda esperá-lo linda e cheirosa após a saída com as "moças" é demais!

    Ainda bem que evoluímos. E pelo visto a revista Claudia tbm.

    Bjão*

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Poisé, atualmente a Cláudia não podia ser mais diferente! Nela, a mulher é que é bem tirana hoje em dia... ahahahahahahahahahaha

    ResponderExcluir